Buscar indícios, construir sentidos propõe reflexões sobre leitura, arte, educação e infância

Buscar indícios, construir sentidos propõe reflexões sobre leitura, arte, educação e infância

Editor

"Quem lê se desnaturaliza de alguma forma, dá o salto, desacredita do automático, sente perplexidades, curiosidade, intriga, depois olha, procura, decifra. (...) Busca indícios e ao encontrá-los tem a audácia de construir pequenas cidades de sentido, pequenos universos que habita por um tempo, sem se enraizar definitivamente neles porque terá que continuar lendo.
O leitor é ágil e está sempre insatisfeito."

Buscar indícios, construir sentidos de Graciela Montes publicado no Brasil pelo Selo Emília e Solisluna Editora, reúne 16 ensaios produzidos pela autora argentina que é uma das maiores referências em estudos da leitura na América Latina

São textos que exprimem seu pensamento crítico sobre questões extremamente atuais, que permeiam conceitos de leitura e infância. Em tempos de pandemia, torna-se especialmente relevante o convite de Graciela:

“voltar a experimentar o tempo – demorar-se na leitura, voltar atrás, reler, saborear uma palavra, e até mesmo ler em voz alta”.

Nesses textos pode-se acompanhar a sofisticação filosófica da autora e tomar contato com os principais conceitos que marcam o seu pensamento. A seleção e edição dos textos é assinada por Silvia Castrillón e foi publicada em 2019 pela editora colombiana Babel Libros.

A apresentação da edição brasileira é de Stela Barbieri. Nela a artista e educadora brasileira destaca: ”vivemos uma ultravisibilidade na contemporaneidade, sem tempo ou espaço para incubar com vagar o sonho, para ficar na caverna. Na infância, de algum modo, há disponibilidade para viver ritmos, intensidades e velocidades de maneira muito singular. Graciela problematiza a repetição de padrões analíticos e nos convida a experimentar outros modos de olhar. Ela nos convoca a dar lugar ao que nos inquieta, abrindo caminho para estarmos receptivos, para o vazio, para o maravilhamento e o estranhamento, com a potência de nos conectar com os sentidos da existência”.

Nascida em Buenos Aires, Graciela Montes é autora de mais de 30 livros para crianças. Sua produção literária inclui contos, romances e ensaios. Foi nomeada candidata pela Argentina ao Prêmio Hans Christian Andersen em três ocasiões. Ganhou o Prêmio Pregonero de Honor e obteve diploma da Fundação Konex. Em 2018, recebeu o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.

Leia mais