Retrospectiva 2020 - Um ano desafiador e de muito aprendizado

Retrospectiva 2020 - Um ano desafiador e de muito aprendizado

Editor

Em 2020, a Solisluna Design Editora completou 27 anos de atividades de design gráfico e 10 anos do selo editorial Solisluna Editora.

E, diferente de todos os outros anos que sempre foram desafiadores, 2020 nos fez aprender outras formas de viver e de se relacionar neste mesmo mundo.

A pandemia nos distanciou e a tecnologia nos aproximou. O livro ganhou um lugar de companheiro especial, amigo fiel durante esta travessia. Trabalhamos muito! Realizamos projetos lindos, com pessoas muito especiais. Aprendemos muito! E publicamos livros. Todos cheios de significados simbólicos e reais. Publicamos para os professores, para as crianças, para os que gostam de poesia, de história e memória, para os amantes da arte e da ilustração.

Fortalecemos as parcerias institucionais e a nossa participação em coletivos.

Participamos das Feiras de Frankfurt, Fil (Guadalajara) e Jornada de Profissionais do Programa Brazilian Publishers, todos eventos online, e nos reunimos com editores de várias partes do mundo.

Nos serviços de design tivemos a honra de participar do Museu da Imprensa da ABI (Associação Baiana de Imprensa) realizando a identidade visual e o projeto expográfico sobre a história da Imprensa na Bahia. Criamos a identidade visual do selo editorial Pacifico Press da Nova Zelândia.

Museu da Imprensa da ABI recém inaugurado. Fotos de Fabio Marconi.

O livro A Mulher da Guarda de autoria da chilena Sara Bertrand, que publicamos em parceria com o Instituto Emília recebeu o selo distinção do Prêmio Cátedra Unesco de Leitura. Este livro também foi escolhido para compor o acervo das Bibliotecas do Itaú. Tivemos livros selecionados no Edital da Biblioteca Mário de Andrade em SP e também fomos selecionados em um edital da Lei Aldir Blanc para a realização em 2021 da Festa Literária VivaLivro! Literatura como Acolhimento, evento em formato online.

Neste ano construímos redes muito promissoras. Iniciamos uma parceria com a WMF Martins Fontes para distribuir os nossos livros para outras livrarias. Os brasileiros que moram em outros países podem ter acesso aos nossos livros na Buobooks, livraria internacional que vende livros em português para a comunidade lusófona nos Estados Unidos, Europa e países da Ásia. Ampliamos nosso catálogo de títulos digitais e também iniciamos uma parceria com a Bamboleio, um portal de assinatura de livros digitais para leitura em celulares e tablets.

Participamos pela primeira vez da bem sucedida Feira do Livro da USP, que teve a sua primeira edição online por conta da pandemia, e a partir do nosso site enviamos os nossos livros para todo o Brasil.

Em nosso canal do Youtube disponibilizamos os vídeos que fizemos durante o ano, entre eles Um Design para Verger, direção e edição do Kin Guerra que trata da vivência de Enéas Guerra no design do livro Orixás de Pierre Verger. Participamos de muitos eventos online e realizamos algumas lives que tiveram a participação de autores e amigos da Solisluna;

Os vídeos estão disponíveis: O papel da ilustração com Rico Lins e Daniel Bueno com mediação de Kin Guerra; Valeria Pergentino conversou com algumas autoras sobre temas universais e seus livros: Uma conversa sobre o tempo - aquele que mora na casa, na poesia e na gente com Fátima Santa Rosa; O Livro, um amigo nesta travessia, com Lilia Gramacho; O eterno no instante com Cristina Cenciarelli, e Saberes Ancestrais com Goya Lopes.

E foram 13 livros editados e 10 publicados: Buscar indícios, construir sentidos de Graciela Montes e Somos mesmo todos censores de Perry Nodelman publicados em parceria com o Instituto Emília; Jogos de poder na escola da vida de Lucila Rupp; Um canto dentro de mim de Lucymeire Ferraz; Ernesto, o Leão faminto de Lola Casas e Gusti; Fora da Linha de Rico Lins; Oxumaré de Edsoleda Santos; Clareou, conversa pra boi leão dormir de Sérgio Siqueira; Tecelagem, uma história ilustrada de Goya Lopes e Bahia de Todos os Cantos de Antonio Risério e Gustavo Falcón.

Livros para amantes de livros! Livros para toda a gente!

No calor do dia ou na noite fria, um bom livro, o melhor amigo.

Leia mais